Beach Tennis no Brasil
É o mais novo esporte da areia, chegou as praias cariocas em 2008. Desde então, vem se expandindo rapidamente para outras regiões do Brasil.
A modalidade pegou “carona” no grande sucesso nos esportes de praia – vôlei ,frescobol, futevôlei e futebol de areia – e desponta com grande aceitação em todas comunidades.
É uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton e gera saúde e qualidade de vida, melhora o condicionamento físico aeróbico, anaeróbico, força e resistência muscular MI (membros inferiores) e MS (membros superiores). Os golpes mais usados são: voleio, lob, smash e saque.
O Brasil já possui grandes resultados em torneios internacionais, tendo conquistado bronze no Campeonato Mundial em Ravenna (2009) e ouro na Copa das Nações em Aruba (2010).
As cidades brasileiras onde se pratica beach tennis são: Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande,Cachoeiro de Itapemirim (Espirito Santo) e Marataizes (Espirito Santo).
Beach Tennis no Rio Grande do Sul taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas taddeu vargas
Oficialmente o esporte começou no RS aos 12 dias do mês de abril de 2011, com a criação da Federação de Beach Tennis do Estado do Rio Grande do Sul (FBTERGS), tendo como fundadoras, além de outras pessoas físicas, as seguintes entidades: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Conselho Estadual das Associações Atléticas do Banco do Brasil do Estado do Rio Grande do Sul (CESABB/RS), Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (FEDERACLUBES), Grêmio Náutico União (GNU), Sociedade dos Amigos de Capão da Canoa (SACC) e Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS).
Regras do Beach Tennis
CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) está filiada na I.F.B.T. (International Federation of Beach Tennis) e representa a modalidade Beach Tennis e suas variantes: Beach Tennis – areia, Green Tennis – Gramado e Ginásio e Free Tennis – outras superfícies.
Área de Jogo
A dimensão do campo de Beach Tennis na modalidade de simples é 16x5m e de duplas 16x8m, dividido ao meio por uma rede com 1,70m de altura quando jogado em areia.
Bola
A bola corresponde ao peso, medida e pressão, de acordo com as especificações do I.F.B.T. Atualmente se joga com bola stage 2 – 50% de pressão – bicolor.
Raquete
A raquete devem atender as normas da I.F.B.T. para provas oficiais. As medidas são no máximo 55cm de comprimento e 30cm de largura.
Jogo
O objetivo do jogo é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo adversário.
Sorteio
A escolha de lado, servidor ou recebedor é feita por sorteio.
Mudança de lado
Quando a totalidade dos pontos for impar, os jogadores trocam de lado.
Pontuação
A pontuação é 15, 30, 40, ganha o jogo quem ganhar o ponto subsequente ao 40.
Encontros
Os encontros geralmente são de 6 games, podendo variar conforme a disponibilidade de tempo e número de participantes. Em caso de igualdade joga-se um tie-break.
Tie-break
Quando existe uma igualdade de games em 6-6, 7-7 ou 8-8, realiza-se um tie-break. Se a contagem do Tie-Beak atingir 6 a 6, o vencedor será a dupla que obter uma diferença de 2 pontos sobre o adversário. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem 4 pontos.
Serviço
O serviço é efetuado atrás da linha de fundo. Nos jogos da categoria Mista o jogador masculino é obrigado a servir por baixo.
Falta no serviço
É considerada falta no serviço se: a bola sair fora da área do campo; a bola atingir um objeto permanente, o jogador entrar no campo antes de bater a bola.
Serviço toca na rede
Sempre que o serviço toca na rede a jogada terá de continuar. Não existe repetição.